VITOR HUGO

VITOR HUGO

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

3º Lugar General Dynamics F-16 Fighting Falcon


3º Lugar General Dynamics F-16 Fighting Falcon

Depois de duras lições aprendidas durante a Guerra do Vietnã, a USAF requisitou uma aeronave que fosse capaz de executar missões de interceptação e combate corpo a corpo, pois na Guerra muitos F-4 Phantom com armamento muito superior foram abatidos por Mig-17 só com canhões, devido à sua grande manobrabilidade e otimização para o combate corpo a corpo.


A como resposta a USAF recebeu seus primeiros F-16 em 1978 quando eram armados com mísseis Sidewinder e Sparrow, os mesmos do Phantom. O F-16 foi a aeronave de combate mais ágil até o aparecimento do Mig-29. Mesmo assim após 33 anos de sua entrada em serviço o F-16 se mostrou a aeronave de combate mais confiável da atualidade, hoje com mais de 4900 unidades produzidas, o modelo é utilizado por 25 países e conta com uma frota de mais de 1900 aviões operacionais.


O F-16C mais moderno opera um radar otimizado para combate aéreo, porém alguns modelos podem também operar radares multimodo, permitindo assim o uso de armas de ataque. No F-16 é possível o transporte de até 6 mísseis para combate aéreo, sendo 2 AIM-9 Sidewinder e 4 AIM-120 AMRAAM.


Com todas essas características, o F-16C recebe o 3° Lugar pois apesar das modernizações, em vários países que o utilizam junto com aeronaves de superioridade aérea, o F-16 recebe missões secundárias em muitas vezes o caça é relegado somente a missões de ataque. Devido a seu projeto antigo e limitado, o F-16 fica restrito a seu próprio tamanho e design, onde otimizações aumentam o arrasto aerodinâmico e a seção tranversal de radar, como pode ser visto no upgrade block 52 acima.
 ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário