VITOR HUGO

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quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Aviões de combate da Força Aérea Russa (VVS)


Aviões de combate da Força Aérea Russa (VVS)

 Hoje a Forca Aérea Russa, ou VVS abreviação de Voyenno-vozdushnye sily Rossii (em russo Военно-воздушные cилы России) conta hoje com cerca de 1330 aeronaves de combate, entre ativas e na reserva. Um número modesto, considerando que a sua rival ainda USAF possui cerca de 2000. Após o colapso da URSS a Força Aérea Soviética e a USAF estavam com uma quantidade equivalente, cerca de 1750 aviões de combate para cada lado, com a queda da URSS, a Rússia sem verba para repor suas divisões reduziu a produção de aeronaves de combate para atender somente o mercado de exportações.
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Programas de atualizações das aeronaves de combate soviéticas foram criados desde a metade dos anos 90, porém só estão sendo colocados em prática agora, com cerca de 15 anos de atraso. Após esse período de crise, a nova Rússia estabeleceu grandes reformas e atualizações envolvendo desde demissão de pessoal, desativamento de bases até a modernização e construção de novas aeronaves.
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Esse programa todo visa atender a Rússia como um país emergente, com mesmo PIB do Brasil, porém com uma Força Aérea moderna e eficaz. Como comparativo, a FAB hoje tem somente 63 aviões de combate, sendo que desses, 51 são F-5EM e o restante Mirage 2000.
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Atualmente com cerca de 550 aeronaves de combate soviéticas desatualizadas na reserva, dentre elas os Mig-29, 31 e Su-27, pode se afirmar que dentro de um futuro próximo a VVS tenha ainda menos unidades de combate que hoje. Pode parecer que a diferença qualitativa entre a USAF e a VVS é muito grande, mas temos que considerar que a USAF ainda utiliza aeronaves antigas como os F-15A na Guarda Aérea Nacional e que mais da metade dos 2000 caças são limitados ou obsoletos F-16 Falcon.
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Mikoyan Mig-29
 O caça médio soviético Mig-29 ainda faz parte da atual Força Aérea Russa. Cerca de 300 aviões desse tipo permanecem estocados na reserva.
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Mikoyan Mig-29S
 O Mig-29S é o upgrade do modelo soviético, com atualizações tecnológicas do início dos anos 90, a versão pode transportar mísseis R-73, R-27E e R-77, que lhes dão igualdade em combate diante dos modernos caças ocidentais. A Força Aérea Russa mantém 194 dessas aeronaves ativas como caça médio.
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 Mikoyan Mig-29SM
 O SM é o último modelo de Mig-29 fabricado, já é uma aeronave moderna, com capacidade para ataque e combate aéreo. Atualmente 48 unidades fazem parte da VVS.
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Mikoyan Mig-29SMT
 A designação SMT é aplicada ao atual upgrade do Mig-29 feito exclusivamente para a VVS. Suas capacidades e tecnologias o colocam no topo da lista dos 10 Melhores Aviões de Combate Médios. A Força Aérea Russa pretende dentro dos próximos 8 anos, converter 150 Mig-29S para o padrão SMT. Até agora 34 aviões já foram convertidos e estão ativos na VVS.
Mais sobre o Mig-29SMT em:
10 Melhores Aviões de Combate Médio
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Mikoyan Mig-31
 
O Mig-31 é o mais rápido avião de combate que existe, em grande altitude, o avião pode chegar a mach 2,85. Seus mísseis R-33 são os de maior alcance dentre todos AAMs, podendo atingir alvos como um E-3 Sentry a mais de 200 km de distância. A VVS conta hoje com cerca de 178 ativos e mais de 150 na reserva.
Mais sobre o Mig-31 em:
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Mikoyan Mig-31BM
O Mig-31 passa por um programa de atualização para o novo padrão BM (Mig-31BM), que consiste na susbstituição de eletrônicos, radar e a possibilidade de transportar mísseis R-77 RVVAE de radar ativo e mísseis Kh-31 para supressão de defesas. Hoje a Rússia conta com 10 Mig-31BM de um programa de modernização previsto para até 2020.
Mais sobre o Mig-31BM
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Sukhoi Su-27S
O Su-27S é a resposta soviética ao F-15A Eagle norte americano. O avião possui um design característico que lhe permite um bom desempenho com excelente manobrabilidade. Sua entrada em serviço gerou a criação de um programa norte americano para a substituição dos F-15A por uma aeronave mais "furtiva" pois em manobrabilidade e capacidade de combate o Su-27S era inatingível. Hoje perto de 100 Su-27S soviéticos estão estocados na reserva da VVS.
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Sukhoi Su-27M
O Su-27M é um avião que sucedeu o modelo soviético descrito anteriormente. O Su-27M se equipara em tecnologia ao F-15C norte americano, porém com uma maior capacidade geral de combate. A VVS conta com 252 aeronaves que são destinadas ao combate na linha de frente.
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Sukhoi Su-27UB
O primeiro avião de treinamento russo com capacidade total de combate é bem numeroso na VVS, mas infelizmente não se sabe ao certo quantas unidades estão ativas atualmente. Pela classificação russa, o Su-27UB ou UBM (melhorado) é contado junto com o Su-27M, pois ambos possuem mesma capacidade de combate.
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Sukhoi Su-27SM2 & SM3
Como ocorre com os antigos Migs, a Rússia no intuito de manter a Força Aérea atualizada, o Su-27S também tem seu programa de modernização. O modelo SM2 está operacional desde 2007, pois ele testou toda a aparelhagem eletrônica, radar e motores do Su-35S, que desde então faz parte do pacote SM que vem sendo aplicado aos antigos Su-27. Até agora a VVS conta com 40 unidades dos modelos SM2 e SM3.
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Sukhoi Su-30
O Su-30 foi o primeiro caça multifuncional russo produzido em série. Das mais de 200 unidades construídas, a maior parte é exportada, hoje 19 fazem parte da Força Aérea Russa. Mesmo sendo um concorrente direto do F-15E Strike Eagle, a VVS não pretende mais adquirir a aeronave, pois atualmente recebe o Su-34 que é otimizado para ataque.
Mais sobre o Su-30 em:
Su-30 agora com o BrahMos
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Sukhoi Su-34
 Apesar de não ser exatamente um avião de combate, o Su-34 possui uma capacidade secundária de executar tanto missões de combate corpo a corpo como interceptações. Seu novo radar SH141 B004 lhe permite uma capacidade de localização de caças a 120 km de distância, sendo possível a monitoração de 10 potenciais alvos e o engajamento simultâneo de até 4 alvos prioritários. A VVS tem hoje 15 desses aviões do lote inicial de produção, que pretende abastecer a Rússia com um total de 70 unidades.
Mais sobre o Su-34 em:
Su-34 em 2012
Base aérea de Baltimore
Sukhoi Su-34
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Sukhoi Su-35
O Su-35 é a evolução direta do Su-27 soviético. Seu vôo inaugural foi em 1988, porém sua produção não entrou em série devido ao colapso da URSS. Nos anos 90 alguns poucos foram produzidos como aeronaves de teste e desmonstradores de tecnologia, mostrando ao mundo sua super manobrabilidade, inigualável até hoje. Cerca de 15 aviões desses permanecem ativos na VVS como aeronave de caça e superioridade aérea.
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Sukhoi Su-35S
Hoje o Su-35S é a mais moderna e poderosa aeronave de combate existente. Sua capacidade de combate supera qualquer outra aeronave, utilizando uma combinação de mísseis, radar, desempenho e manobrabilidade. As entregas à Força Aérea Russa se iniciaram em 2011 com duas unidades.
Mais sobre o Su-35S em:
Su-35S o mundo está preparado ?
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Futuros caças da VVS
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A VVS pretende incorporar duas aeronaves de combate dentro dos próximos 4 ou 5 anos. O Mikoyan LMFS ainda não está oficialmente encomendado, mas mesmo assim merece ser citado pois não deixa de ser uma proposta plausível dentro do atual cenário do combate aéreo.
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Mikoyan Mig-35
 O Mig-35 é a última proposta em tecnologia de combate oferecida pela Mikoyan. Sua capacidade de combate se equipara ao Eurofighter Typhoon. A VVS tem 30 dessas aeronaves encomendadas, de um 1º lote, para a substituição dos Mig-29 mais antigos que serão desativados esse ano.
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Sukhoi PAK-FA
O caça multifuncional stealth russo tem ainda um longo caminho de testes a percorrer desde seu 1º vôo em janeiro de 2010.  Com 3 protótipos voando, a VVS pretende receber seu protótipo de testes em 2013 para assim liberar a produção da aeronave. A previsão é para que as entregas se iniciem em 2014 ou 2015. 
Mais sobre o PAK-FA:
Sukhoi PAK-FA
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Mikoyan LMFS
Com a proposta de um novo caça monomotor de baixo custo e capacidades similares ao novo F-35 Lightning II norte americano, a Mikoyan encontra-se em um projeto de um multifuncional de categoria leve, abaixo do Mig-29. Os caças monomotores não são fabricados na URSS desde 1985, mas são numericamente maiores que os bimotores, pois são produzidos numa velocidade duas vezes maior com menor custo. Como é de praxe na Rússia, nada se sabe sobre as imagens de como deve ser o LMFS, mas boatos pela net dizem que ele será uma aeronave com tecnologias stealth ou semi stealth, monomotor e similar ao Mig 1.44 (foto acima).

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