JAS 39 "Gripen" é um caça criado e desenvolvido em conjunto pelos fabricantes Saab, da Suécia, e British Aerospace, da Inglaterra.1 Este modelo e o Saab Gripen NG são os sucessores do Saab Viggen, do Saab Draken, e do Saab Lansen.2
O termo Gripen (do grego Γρύπας, em latim Gryphus e em português, Grifo), é o nome da criatura mitológica da antiguidade, meio leão, meio águia, cuja imagem também está presente no logotipo da própria marca Saab.3
Índice
[esconder]Desenvolvimento
O Saab JAS 39 Gripen foi desenvolvido pela Saab e pela British Aerospace a partir da década de 1980 para renovar inicialmente a frota de aeronaves militares da Força Aérea da Suécia e, posteriormente, para exportação.4
Ele é um dos mais avançados aviões de caça do mundo e foi desenhado para fazer pouso e decolagem em pistas de pouso pavimentadas de comprimento limitado; foi projetado para pousar e decolar em segmentos de rodovias, em pistas de pouso pavimentadas de fazendas e de aeroclubes.4 Embora esse tipo de utilização não seja comum no Brasil, a Saab projetou o Gripen de modo a tornar isso possível em qualquer país que precise utilizá-lo a partir de segmentos de rodovias pavimentadas ou pistas de pouso com menos de 1 mil metros de comprimento.
O JAS 39 Gripen tornou-se o primeiro caça estável do mundo com estabilizadores do tipo canard móvel4 e asas em delta, graças ao uso da chamada instabilidade intrínseca, controlada por avançado sistema fly-by-wire, que utiliza fios com impulsos elétricos para transmissão de comandos às suas superfícies aerodinâmicas de controle. Tem um comprimento de 14,1 m e uma largura de 8,4 m. Seu peso, vazio, é de 6.800 kg e completo com armamento e combustível chega a 14 toneladas.5
O caça está equipado com o radar multimodo Ericsson PS-05/A com funções de busca e rastreamento de alvos múltiplos, navegação, mapeamento do terreno e ataque ao solo.6 Também possui um moderno computador de bordo para o controle de tiro, telas de cristal líquido coloridas e um HUD - Head Up Display de amplo campo visual.
O motor turbojato RM12 que impulsiona o Gripen foi criado originalmente pelo fabricante norte-americano de motores General Electrice, posteriormente, licenciado para o fabricante sueco de motores aeronáuticos Volvo, que aumentou a sua potência em 10% em relação a versão americana fabricada pela General Electric.7
A combinação dessa motorização Volvo utilizada para impulsionar o Saab JAS 39 Gripen e uma variedade de novas tecnologias, incluindo a aerodinâmica extremamente refinada e o uso de materiais compostos na construção da aeronave, resulta na velocidade máxima de 2.130 km/h em grande altitude e 1.225 km ao nível do mar.8
O Saab JAS 39 Gripen está equipado com cerca de 40 computadores que desempenham uma grande variedade de funções, entre elas o sistema de controle fly-by-wire e a comunicação altamente codificada entre aeronaves militares amigas dentro de um mesmo cenário de combate.9
Gripen NG e o Sea Gripen
O demonstrado de tecnologia de dois assentos foi apresentado em 23 de abril de 2008. Tem maior capacidade de combustível, um motor mais potente, maior capacidade de carga, promovido melhorias aviônicas entre outras. 4
O novo Gripen NG (Nova Geração) terá muitas peças novas e será propulsionado pelo turbofan Volvo Aero RM12, a versão sueca do motor GE F414-400 do F/A-18E/F. O novo motor produz 20% de empuxo a mais que o turbofan anterior — 98 kN (22.000 lbf) — permitindo uma velocidade de super cruzeiro de Mach 1,2 com mísseis ar-ar e ar-terra. Comparado ao Gripen D, o peso máximo de decolagem do Gripen NG aumenta de 14.000 para 16.000 kg (30,900–35,300 lb) com aumento do peso vazio de 200 kg (440 lb).4Devido ao trem de pouso principal ter sido realocado, a capacidade interna de combustível aumentou 40%, o que aumenta o alcance para 4,070 km (2.200 milhas náuticas). A nova configuração de chassi permite a adição de dois cabides de armas na fuselagem. Seuradar AESA Ericsson PS-05/A acrescenta uma antena nova para testes de voo com início em meados de 2009.
O Gripen teve seu vôo inaugural em 4 de março de 1993.6 O vôo de teste durou cerca de 30 minutos e atingiu uma altitude máxima de cerca de 6.400 metros (21.000 pés). Em 21 de janeiro de 2009, o Gripen Demo voou sem pós-combustão Mach 1,2 para testar a sua capacidade de super cruzeiro.
A Saab fez estudos sobre a versão naval baseada em porta-aviões na década de 1990. Em 2009, lançou o projeto Sea Gripen em resposta ao pedido da Índia para obter informações sobre um avião naval.10
Brasil
O Gripen NG concorreu na licitação par a modernização da Força Aérea Brasileira, conhecida como FX-2. Em 5 de Janeiro de 2010, o relatório final de avaliação da FAB colocou o JAS-39 Gripen à frente dos outros dois candidatos. O fator decisivo foi, aparentemente, ocusto global dos novos caças, tanto em termos de custo unitário como de operação e manutenção.11 12
Em 18 de Dezembro 2013, após mais de dez anos de discussão,13 a presidente Dilma Rousseff decidiu pela aquisição destes caças para a FAB. O pacote de 36 aviões irá custar US$ 4,5 bilhões.14 15 A nova aeronave será montada no Brasil a partir da quinta unidade, participando outros seis países no fornecimento dos diversos componentes.16
Usuários
- Atuais – JAS 39 Gripen
- África do Sul
- Hungria
- Reino Unido – para treinamento de alto nível em escola de pilotos de teste17
- República Checa
- Suécia
- Tailândia
- Futuros – Gripen NG
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