21/12/2011
às 14:20 \ Tema LivreVídeo sensacional: o primeiro jato supersônico a aterrissar como um helicóptero
Impressionante essa arma de guerra. O avião de combate F-35B acaba de ser testado e aprovado na capacidade extraordinária de ser o primeiro supersônico a pousar verticalmente num porta-aviões ou até em navios de guerra menores, com a suavidade de um helicóptero.
ATUALIZAÇÃO: como chovem comentários de leitores mencionando a primazia do britânico Harrier em pousos e decolagens verticais, lembro que o F-35B é um jato supersônico. O Harrier, não. O F-35B é capaz de voar a uma velocidade 1,6 vezes superior à do som.
No vídeo que você vai ver abaixo, o novíssimo F-35B executa pousos e decolagens no relativamente pouco espaçoso convés do navio de assalto anfíbio USS Wasp, ao largo da costa do Estado de Virgínia, nos Estados Unidos.
O conjunto de grandes aletas que o jato possui permite também que ele decole em pistas reduzidíssimas, tornando-o um aparelho extremamente versátil.
A Marinha americana realizou, com três aparelhos-testes, 72 decolagens em pista curta e 72 aterrisagens verticais, à helicóptero, no USS Wasp, num período de três semanas. No total, o avião, fabricado pela Lockheed Martin, foi submetido este ano a 837 testes.
Veja o vídeo:
Tags: aletas, Estados Unidos, F-35B, helicóptero, jato de combate, Marinha, navio de assalto, pista curta, supersônico, USS Wasp
Nenhum comentário:
Postar um comentário