VITOR HUGO

VITOR HUGO

terça-feira, 13 de novembro de 2012

ESQUADRILHA DA FUMAÇA



nov 1, 2012 -  Preparativos    34 Comments

Missão: O voo de dorso

Eu havia comentado do meu próximo desafio na última publicação, o famoso voo de dorso da Esquadrilha da Fumaça. Pois bem, um Cadete Aviador, com cerca de trinta horas de experiência de voo, na sua primeira instrução de formatura (voar próximo de uma aeronave líder), consegue ficar parado na ala em voo reto e nivelado tranquilamente. Precisei de quatro missões para fazer o mesmo de cabeça para baixo!! Desculpem se parece que estou exagerando, mas só com muito treinamento (e insistência dos amigos instrutores) que houve progresso, pois uma grande diferença é a inversão de comandos. Nesta fase inicial, o líder permanece em voo normal e são treinadas curvas de pequena inclinação.
Mais adiante, treinaremos líder e ala em voo invertido, curvas e escalonamentos (que são as trocas de lado na formação) com um aumento progressivo no nível de dificuldade.
Foi engraçado como tive que vencer um pouco o “instinto de sobrevivência”, pois o que para mim muitas vezes parecia muito perto, as orientações do instrutor eram: “Está muito longe! Pode aproximar que eu não deixo bater”.
Como a segurança está sempre em primeiro lugar, também são treinados procedimentos de “espirrada no dorso”, isto é, quando ocorre qualquer anormalidade e o piloto decide por abandonar a formação. E dessa forma, semelhante às orientações passadas aos Cadetes no começo da carreira, os fundamentos são sedimentadas e servirão de base para que assimile as demais manobras da Fumaça.
Bom galera, foi essa a minha primeira experiência em em “voar de ponta cabeça” na Fumaça. Estou pensando em redigir alguma coisa sobre a parte teórica do voo invertido, o porque da inversão de comandos, forças e momentos que atuam na aeronave, etc. Mas para isso eu teria que usar um linguagem mais técnica. Tem algum piloto a bordo? Vocês acham válido?
Obrigado pela companhia e até a próxima!
Fumaça… Já!!
Preparando meu capacete
Rumo a mais uma missão com o Cap Carvalho

O Anjo da Guarda, Sgt Cardoso, me desejando bom voo
out 24, 2012 -  Preparativos    33 Comments

Missão: Voo com duas aeronaves

Olá, amigos!
Completando a série de missões de readaptação, realizei o primeiro voo em formação com duas aeronaves T-27. Compuseram o elemento, como Líder, o Capitão Boery (#3) e como instrutor na nacele traseira do meu avião, o Capitão Marcelo, que voa na minha posição.
Semelhante às primeiras missões, esta também trouxe uma grande novidade: o looping em “linha de frente show”, o mesmo realizado pelo “quatrilho” nas demostrações da Fumaça. Este exercício traz uma dificuldade a mais em relação ao barril, looping e trevo, também treinados neste voo porém na posição de ala (aquela posição lateral e ligeiramente atrasada), pois a manutenção do afastamento lateral é mais difícil e exige bastante treinamento para se atingir a perfeição, o que obviamente não aconteceu no primeiro voo…
Neste voo fiz apenas manobras com carga G positiva. O voo de ala no dorso será meu próximo desafio! Não vejo a hora de executar essa especialidade da Fumaça!! E assim que possível venho “voando” compartilhar essa experiência com vocês!
Abraços e Fumaça… Já!!
Ps.: Primeiro voo na ala COM FUMAÇA… SENSACIONAL!!!!!
out 22, 2012 -  Preparativos    43 Comments

Missão 1

Meu primeiro voo do curso de formação foi para me readaptar na aeronave T-27, já que desde que me formei, em 2007, estava sem voar o Tucano. A readaptação foi complementada já com algumas manobras que são preparatórias para o voo de demonstração, como pane no dorso que treina o ato instintivo de reagir corretamente nas manobras com G (gravidade) negativo, visto que o voo de dorso é a especialidade da Fumaça.
O voo teve duração de 50 minutos e tudo que fiz foi seguindo as orientações do instrutor que me acompanhou nessa primeira missão, o Maj Renó, Ferrolho da Esquadrilha. Coincidentemente, ele foi meu instrutor na época que fiz Academia. Suas orientações foram passadas antes do voo no brifim e, após a decolagem, realizamos o debrifim, momento em que ele fez uma avaliação de como foi a missão.
Nesta fase inicial do meu treinamento terei como instrutor todos os pilotos da equipe. Mais adiante passo a voar com os aviadores que são da minha mesma posição.
Bom, pessoal, essa foi a minha primeira experiência e digo a vocês que foi uma sensação indescritível!!! Principalmente na hora em que acionei a fumaça pela primeira vez! A fumaça tem uma função muito importante no treinamento, pois o rastro auxilia também o piloto de dentro do avião a visualizar a manobra.
Agradeço a todos que deixaram comentários me desejando sucesso nessa missão. Valeu galera!
Abraços e até a próxima!
Fumaça… Já!!!
Brifim do meu instrutor Maj Renó, para o primeiro voo na Fumaça
Já com o equipamento de voo, seguindo para o avião
Antes da partida fui auxiliado pelo Anjo da Guarda Sgt André Luis
Taxiando
E lá fui eu, rumo à área de treinamento da Fumaça

out 17, 2012 -  Preparativos    63 Comments

O novo #2 – Ala Direita

Olá, pessoal! Hoje é o dia do meu primeiro voo de treinamento na Esquadrilha da Fumaça, a realização de um sonho que estarei dividindo com vocês neste espaço!
Mas antes de dar início, vou contar um pouco da minha trajetória até aqui. Ingressei na Força Aérea Brasileira (FAB) no ano de 2001, por meio de concurso para Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), quando tinha 15 anos. Após três anos, segui para a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), onde conclui o Curso de Formação de Oficiais Aviadores em dezembro de 2007, tendo voado as aeronaves T-25 Universal e T-27 Tucano.  Declarado Aspirante, segui para a Base Aérea de Natal, unidade que abriga o Esquadrão Joker, para me especializar na Aviação de Caça. Lá voei o A-29 Super Tucano e fui declarado Piloto de Caça e Ala Operacional. Ao concluir o curso fui designado para servir o Esquadrão Flecha, na Base Aérea de Campo Grande (MS), onde me formei Líder de Esquadrilha de Caça e cumpri missões de alerta de defesa aérea responsáveis pela manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro na região do Pantanal. Em 2011, fui transferido de volta para o Esquadrão Joker, em Natal, mas desta vez na condição de instrutor de voo dos futuros pilotos de Caça da FAB.
Quando a Esquadrilha abriu as inscrições para as vagas deste ano, soube da novidade: em virtude da implantação do Super Tucano na unidade, desta vez estava aberta a oportunidade também para os instrutores do Joker, além dos instrutores da AFA. No dia 13 de julho, recebi maravilhosa notícia de minha admissão ao grupo! Agora, transferido definitivamente para Pirassununga, vou iniciar a fase de readaptação ao T-27 Tucano e auxiliar no processo de transição para a nova aeronave.
Convido, então, a todos os fãs da Fumaça a me acompanharem nessa nova missão!  Por aqui, contarei um pouco sobre como está sendo minha formação. Conto com a participação dos amigos por meio de comentários e perguntas.
Abraços e Fumaça… Já!
Tenente Capuchinho, o novo #2 Ala Direita da Fumaça
jul 12, 2012 -  Preparativos    Comentários desativados

Bem-vindos a bordo!

Fumaça sobre a pista da Academia da Força Aérea, em Pirassununga.
Acompanhe neste blog toda a trajetória de um dos mais novos pilotos integrantes da Esquadrilha da Fumaça até a sua primeira demonstração! Começa o treinamento do Tenente Aviador Thiago Capuchinho. Um longo caminho ele terá pela frente até concluir o curso em que aprenderá todas as manobras e acrobacias realizadas pela equipe. Após cerca de 70 missões, ele estará apto a participar das apresentações junto com os demais pilotos. Por aqui, Capuchinho irá compartilhar sua experiência, desafios e conquistas de cada missão que irá realizar rumo ao voo solo e a sua tão esperada primeira demonstração!
Embarque neste voo com o novo #2 da Fumaça!
Fumaça…  JÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário